A prefeitura de Curitiba divulgou recentemente os detalhes de seu Plano Diretor Cicloviário. Foi confirmado o investimento de R$ 90 milhões para implantação de 300 km de novas vias para a circulação de bicicletas na capital paranaense até 2016, incluindo a criação da via preferencial para bicicletas na Avenida 7 de Setembro - uma das principais artérias do centro da cidade – e o projeto de uma microrrede cicloviária na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), que beneficiará os trabalhadores que usam a bicicleta como meio de transporte.
No entanto, o melhor da notícia é o Plano Diretor em si — e tudo o que ele representa. Serão 12 medidas - que abrangem desde implantação de infraestrutura até a criação de uma praça temática para os ciclistas – que buscam consolidar o conceito de multimodalidade ao inserir a bicicleta no planejamento da cidade.
Confira os pontos principais do Plano Diretor Cicloviário de Curitiba:
1. Microrrede Cicloviária na CIC: 19,5 km de vias interligando diferentes pontos do bairro. Prazo: 2014
2. Via acalmada na 7 de Setembro: 6,3 km de vias acalmadas priorizando a bicicleta com implantação de áreas preferenciais nos cruzamentos (bicicaixas). Prazo: 2014
3. Bicicletário nos terminais: locais segregados de estacionamento de bicicletas. Prazo: até 2016
4. Recuperação da malha: requalificação das ciclovias e passeios compartilhados existentes. Prazo: até 2016.
5. Circuito Interparques: conclusão do anel cicloviário de 47 km interligando 8 parques da cidade. Prazo: 2014.
6. Conclusão das obras cicloviárias já iniciadas na cidade.
7. Avenida Marechal Floriano Peixoto (3,84 km), Linha Verde Sul/Sul (1,76 km) e Avenida Comendador Franco (19,2 km, nos dois sentidos). Prazo: outubro de 2013.
8. Praça do Ciclista: criação de uma praça na esquina das ruas São Francisco e Presidente Faria, no centro de Curitiba. Prazo: 2014.
9. Paraciclos: instalação de 25 conjuntos de paraciclos, criando 150 vagas em parques e praças, sobre áreas de calçamento, junto às vias de tráfego. Prazo: 2013
10. Bicicletários: criação de estacionamento fechados junto em 20 terminais de ônibus da cidade – com capacidade entre 40 e 60 bicicletas em cada um deles. Prazo: até 2016.
11. Manual de infraestrutura cicloviária: documento com descrição técnica dos tipos de vias cicláveis a serem implantadas na cidade, unificando padrões e procedimentos. Prazo: outubro de 2013.
12. Lei do Estacionamento: decreto regulamenta a Lei Municipal nº 6.273/81, que destina 5% das áreas de estacionamento para bicicletas e motocicletas em prédios residenciais e áreas com usos não habitacionais. Prazo: Em elaboração.
Evidentemente, o plano apresenta pormenores a serem discutidos. Entretanto, a prefeitura se mostrou aberta ao diálogo, o que mostra que o ciclismo urbano já é uma questão de peso no planejamento urbano. Espera-se que, a exemplo da capital paranaense, outras cidades brasileiras percebam que este é um tema que não pode mais ser deixado de lado, e que o ciclismo merece a devida atenção como meio de transporte efetivo.
Referência: sustainablecitiescollective